Dicas da Nutricionista, Hidratação, Pós-treino

Álcool e exercício físico: combinam?

Álcool e exercício físico: combinam em algum ponto? Ei, sei que você faz exercício físico mas adora tomar uns bons drinks. Quando falamos em cerveja então, é a bebida alcoólica preferida entre os esportistas.

Muitos pacientes no consultório pediam para não retirar a cerveja do cardápio. Além disso, eram muitas dúvidas do tipo: quanto tempo depois do exercício posso beber? Pode beber cerveja após o treino?

Por isso, estamos aqui para te ajudar a decidir sobre este dilema.

Álcool e exercício físico combinam?

Álcool e exercício

 

Nesse artigo irei abordar alguns critérios para que você consiga refletir sobre os objetivos e tomar a decisão mais apropriada. Então vamos lá…

Primeiramente, o critério que devemos analisar é em relação ao objetivo no exercício ou esporte que pratica. Você busca rendimento, melhora da composição corporal ou qualidade de vida?

Em relação ao rendimento, os estudos nos mostram que a ingestão de álcool após o exercício (1g de álcool/kg de peso coporal), pode aumentar a severidade de lesão muscular e atrasar a recuperação de força nas 24 horas seguintes, além de prejudicar o tempo de reação e o equilíbrio.

Álcool desidrata?

Agora, pensando em hidratação, que também é um fator que interfere no rendimento, a ingestão de bebidas com alto teor de álcool após o exercício pode dificultar a retenção de líquidos pois aumenta a perda de urina. Alguns estudos testaram cerveja com menor teor de álcool (em média 2,5%) e observaram uma melhora nessa retenção, inclusive a adição de sódio na bebida foi sugerida para reidratação. Para entender a relação do sódio na hidratação recomendo esse artigo.

Álcool engorda?

Já quando falamos de composição corporal, é necessário lembrar que cada grama de álcool equivale a 7kcal. Portanto, dependendo da quantidade de bebida que ingerir, muitas calorias serão adicionadas e esse excesso pode contribuir para o aumento da gordura corporal. Importante se atentar aos petiscos que acompanham também essa bebida, pois normalmente são fritos e cheios de gordura. Vale a pena substituir por opções mais saudáveis, como mix de castanhas ou palito de legumes assados e com temperos naturais, por exemplo.

Qual o limite de álcool por dia?

Finalmente, pensando em qualidade de vida, se você gosta de beber e se reunir com os amigos para celebrar, nada mais justo que incluir no planejamento alimentar. Os fatores mais importantes nesse caso são relacionados à quantidade e frequência. Isso o nutri pode calcular conforme a rotina do paciente. De acordo com as evidências científicas a quantidade moderada equivale a duas ou três bebidas/dia ou 24-36 g de etanol/dia para homens e uma a duas bebidas/dia ou 12-24 g de etanol/dia para mulheres.

Resumindo, equilíbrio e bom senso são necessários, como em tudo na vida. Se você quer aumentar rendimento e massa muscular o interessante seria evitar bebidas alcoólicas para alcançar o maior potencial do seu planejamento. Agora, se você não abre mão da sua cervejinha, precisa saber que o resultado não será 100% do esperado e aí nada de culpar o nutri ou seu personal viu?

Referências:

  1. Journal of Science and Medicine in Sport 13 (2010) 189–193.
  2. Desbrow B., et al. Int J Sport Nutr Exerc. Metab. 2013
  3. Flores-Salamanca R. et al. Appl Physiol Nutr Metab. 2014.
  4. Wijnen AH, e outros Front Nutr. 2016
  5. Journal of Strength and Conditioning Research. 33 (5): 1244–1251, MAIO 2019.
  6. Abril de 2019; 11 (4): 909. Publicado online 2019

Escreva um comentário