Bem-estar, Prescrição Nutricional

Nutrição esportiva: a área que mais cresce na nutrição

A área de nutrição esportiva vem crescendo cada vez mais e por mais que pareça muito complicado, é possível começar a atender nesta área sem desistir da área que você mais gosta.

Em 2010 na época da minha formação, não era uma área que tinha grande evidência, estava mais restrita à atletas e clubes. E qual foi a mudança de 2010 para cá? Se a gente for analisar, houve uma grande mudança da população em geral em relação à importância do exercício. Eu não lembro, por exemplo, de ver muita gente levando o exercício a sério ou competindo em nível amador antigamente.

Hoje mudou, seja porque o paciente faz CrossFit e quer aumentar massa muscular ou faz corrida de rua e começa a competir em eventos. Muitas empresas hoje também estimulam os funcionários a praticarem exercício e até promovem competições. As empresas entenderam que isso está diretamente ligado com qualidade de vida, com saúde e produtividade.

Mudança de mentalidade

Além disso, as pessoas começaram a entender que a longevidade hoje é maior. E que para envelhecer saudável, alimentação e exercício, precisam existir. Conseguir subir escada tranquilamente e ter independência enquanto envelhecemos, sem a prática de um exercício, é inviável. É normal ao decorrer da idade perder massa muscular, perder força. E o exercício associado à alimentação proporcionam isso, uma alimentação sozinha não vai proporcionar.

Então, estamos vendo hoje várias situações que contribuem para que as pessoas entendam que é necessário fazer exercício. A mudança de pensamento em relação ao exercício, aumento da longevidade e temos também a questão da pandemia. Neste período vimos com muita clareza que quando você pratica exercício e tem uma alimentação saudável a chance de não ter complicações é maior.

Comparação de buscas por nutricionista esportivo e nutricionista clínico no Google

 

Atualmente, um pouco mais da metade da população faz exercício físico e o futuro é que esse número aumente. Já conseguimos ver um reflexo disso nas pesquisas do Google. Observe na imagem, a comparação entre o volume de buscas por nutricionista esportivo e nutricionista clínico. Enquanto as buscas por nutricionista esportivo chegam a 100 mil por mês, as buscas por nutricionista clínico chegam somente a mil. 

Em contrapartida, na última pesquisa realizada pelo CFN em 2016, vimos que somente 2,5% dos nutricionistas atuavam na nutrição esportiva. Realmente, na minha experiência como docente do ensino superior, percebia que nos primeiros semestres da faculdade o número de pessoas interessadas na nutrição esportiva era maior do que quando chegavam no estágio.

Muitos alunos desistiam porque não entendiam direito e relatavam ser muito complexo. Mas precisamos aceitar que agora não tem mais como dar um passo para trás. A nutrição esportiva é a área que mais cresce na nutrição. E você precisa dominá-la.

Como começar a atender na área de nutrição esportiva?

O futuro agora é a maior parte das pessoas praticando exercício. E tenho certeza que se você já atende na área clínica, deve estar recebendo aí muitos pacientes que praticam exercício. Seja para melhora relacionada ao desempenho, um aumento de massa muscular, definição ou preparação para competição. Não dá mais pra ficar no básico.

O primeiro ponto é a decisão, seja qual for o motivo. Ou você vai passar o resto da vida profissional indicando pacientes para outros nutricionistas?

Não precisa deixar de atender na área que você gosta. Por exemplo, se você atende na área materno-infantil: será que várias gestantes praticam exercício e querem passar a gestação toda com um bom desempenho nos treinos? Pode ter certeza que sim.

Conheço várias que continuaram praticando exercício a gestação inteira. Inclusive tive pacientes que engravidavam no meio do tratamento e nem por isso eu precisava encaminhar para outro nutri. Continuava ali orientando toda a nutrição para a mãe, bebê mas também para o exercício.

Isso se estende para todas as outras áreas da nutrição no consultório, porque o exercício será sempre indicado. Desde a gestação até o envelhecimento. Então seja qual for a área da nutrição que você ama e atua, está na hora de aprender nutrição esportiva.

Se preparando para os atendimentos

Depois dessa decisão vem a preparação. Ela é importante, porque realmente começar a atender sem saber de nada pode acabar prejudicando ao invés de ajudar. Você pode acabar “queimando o seu filme” e prejudicando também a saúde do paciente, é necessário se preparar.

Aqui no Instituto Anabolize temos aulas gratuitas no canal do Youtube e se você ainda não conhece, também temos um grupo de estudos aberto no telegram. Além dos cursos que aprofundamos bem mais o conhecimento no atendimento e prescrição nutricional em inúmeras modalidades esportivas. Então ferramentas disponíveis é o que não falta pra dar esse pontapé e começar a estudar.

ME PREPAREI, E AGORA?

Vamos partir do princípio que você se preparou, e não adianta esperar estar 100%, por quê esse 100% nunca vai existir. A experiência você vai pegar na prática mesmo. Apesar de ter 2 pós-graduações e mestrado. quando comecei atender eu não tinha experiência com atletas. Comecei atendendo amigos, parentes. Mas conforme eu fui pegando diferentes pacientes, fui aprendendo também.

Ter um conhecimento básico é essencial pra você fazer um atendimento bem feito, e o resto, você estuda. É interessante ter um ponto de apoio, alguém para perguntar, um grupo que você possa compartilhar casos e trocar experiências.

Temos um grupo de estudo pra isso, para podermos discutir esses casos difíceis, cada curso tem um grupo de alunos exclusivos daquele curso. Os nutris do Time Anabolize vão mandando os casos e conversamos, sobre as estratégias nutricionais, as possíveis causas, mando material, vou ajudando nesse processo.

Vai chegar o momento que você vai atender um paciente e não saber o que fazer com ele. Não tenha vergonha, a história do paciente pode exigir mais estudo e você precisará dar uma atenção maior. Explique ao paciente que estudará o caso com profundidade e vai entregar tudo dentro de X dias.

Eu tenho 13 anos de formada e não entrego a dieta na hora, da maioria dos pacientes e não sinto vergonha por isso. Eu estudo o caso do paciente, pra realmente conseguir fazer um planejamento bem feito e eficiente. Isso foi me dando bagagem.

Mas não basta estudar e fazer tudo isso, sem saber se comunicar com o paciente. Então um dos pilares do método Anabolize é trabalhar essa parte da comunicação para conseguir aderir o paciente em todo o processo de educação nutricional.

Onde atender na área de nutrição esportiva?

Pra você que acabou de sair da faculdade ou decidiu começar a atender agora, temos 3 possibilidades. A realidade da maioria é não ter um consultório mas isso não te impede de começar. Quando comecei, comecei na casa dos pacientes que eram mais próximos, amigos, familiares, etc.

Quando eram pessoas que eu não conhecia, eu atendia na academia. Na academia que eu malhava, não tinha nutricionista e eu me ofereci, eles tinham uma sala que faziam avaliação física. Eu demorei pra conversar, o dia que eu tomei coragem eles ficaram muito felizes porque não sabiam que eu era nutricionista e disponibilizaram a sala.

Então dependendo da academia vão colocar um percentual, mas é tranquilo, porque você só paga esse percentual se tiver atendimento. É uma excelente opção pra quem não tem consultório e não pode ter um gasto fixo de aluguel, secretária, internet, etc.

Atender em um local já pronto, seja em academia, em estúdios de pilates, de estética, é fantástico. Você consegue unir os nichos, escolha aí o seu nicho de atuação e faça essas parcerias, isso é fantástico pra quem está começando.

Se você não tem todos os equipamentos, em algumas academias já tem balança, um estadiômetro para a avaliação, e às vezes já tem até o plicômetro. Eu falo que plicômetro a gente não empresta, mas nesse início se você ainda não tem e a academia disponibilizar, você pode usar.

Outra opção é o coworking, espaços físicos que podem ser compartilhados por várias empresas e profissionais liberais.

Então começa sem muita neura. do primeiro degrau, sem ter um local lindo e maravilhoso. Mas fazendo o seu melhor. Nesse início você tem que focar em atendimento, um bom atendimento vai dar um gás aí pro seus pacientes para que eles tenham excelentes resultados.

O local não é o mais importante. Pensa comigo, você já deve ter ido em médicos no posto de saúde, que o local não era lá essas coisas e você foi super bem atendido. Ou foi nessas clínicas lindas e maravilhosas que a pessoa nem olhou na sua cara e você saiu de lá completamente frustrado.

A questão do local vai ser importante mais pra frente. Mas no início mesmo com poucos pacientes isso não vai importar. Desde que não seja em um lugar inacessível, sendo um local agradável, que a pessoa consiga se sentir bem ali, tudo ok.

E o seu consultório, se você já tiver condições, é excelente também. Mas vejam que a gente tem essas 3 opções, e é tranquilo a gente começar fazendo parcerias pagando percentual. Normalmente tem locais que não vão cobrar nada na sala porque está sem uso em determinados dias e quer aproveitar para atendimento.

Geralmente os percentuais ficam em torno de 20 a 30% do valor da consulta e tem lugares que nem cobram.

ONDE ESTÃO OS POSSÍVEIS PACIENTES?

Em uma pesquisa da VOCE S/A, ela trouxe onde estão as pessoas que praticam exercícios.Muitas vezes pensamos que se tivermos um consultório dentro da academia, vai gerar um fluxo grande de gente. Mas nem sempre isso é a realidade, 28% só das pessoas que praticam exercício estão dentro de academia, 25% estão em condomínio e 41% ao ar livre.

Por isso é importante o bom atendimento e trazer resultados para seus pacientes. Você começa atender alguém e de repente já está atendendo o marido ou a esposa, um filho, a tia. Foi assim comigo. Atendia algum aluno de personal, o personal percebia que o aluno tinha resultado e acabava indicando os outros. Ou seja, é um trabalho que você faz para um e que vai acabar chamando pelo menos outros 3 novos pacientes.

Então precisamos fechar boas parcerias, e não estou falando em parceria onde se tem ganho financeiro, até porque esse tipo de parceria é antiético. Mas o tipo de parceria em que: “eu confio no seu trabalho, confio em você então eu te indico”. Essa é a parceria, você fazer um bom trabalho para o profissional te indicar e com qualquer profissional: personal, médico, fisioterapeuta, esteticista, dermatologista.

Temos várias oportunidades de mostrar o nosso trabalho, vários profissionais da saúde e eles também encaminharem paciente pra gente. Por isso, foca no seu atendimento que esse é melhor marketing.

EQUIPAMENTOS PARA COMEÇAR NA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Dizem que precisamos ter muitos equipamentos, um aparelho de bioimpedância top de linha. Ou outras coisas que podem até custar um carro. Mas a realidade é que para quem está começando, se você tiver um plicômetro, uma trena antropométrica e uma balança já é suficiente para você conseguir fazer um bom atendimento.

O estadiômetro você não precisa ter de início, se a sua trena for grande, pode colar na parede e medir o seu paciente. O restante vai depender de você, fazer uma boa anamnese, uma boa avaliação e depois um planejamento alimentar adequado as necessidades do seu paciente.

Lógico que se você tem ultrassom isso agrega valor à sua consulta, porque a pessoa tem a questão visual, atrai. A mesma coisa da bioimpedância, a calorimetria indireta. Todos esses equipamentos você consegue agregar valor e pode cobrar separado. Para as pessoas que às vezes querem só avaliação física, você pode cobrar só a avaliação por esses equipamentos.

Para todos os equipamentos que eu citei acima, é necessário protocolos e isso eu abordo no curso Nutricionista Esportivo de Sucesso, que é um curso mais completo de formação. Eu falo de cada um deles, vantagens e desvantagens, protocolo, etc, é um curso bem completo, com manuais para interpretação e tudo mais.

Avaliação Corporal na Nutrição Esportiva

Para quem trabalha na área de nutrição esportiva, o plicômetro é bem mais interessante. Ele te dá muitos parâmetros para você conseguir avaliar e como você tem que pegar também no paciente para destacar a dobra, só por esse processo você já consegue avaliar bastante a questão de textura da pele, como que está pra você destacar a gordura. Então é o momento também que você faz uma avaliação física de sinais.

Eu sou fã da antropometria, não tem como negar isso, fiz o curso nível I e nível II da ISAK. E para área esportiva é o mais indicado. Porém, o ultrassom é bastante utilizado, só que o custo dele é maior e a bioimpedância na área esportiva tem muitas limitações. Então se você quer comprar o equipamento eu não recomendo que você compre a bioimpedância para atuar na área esportiva.

Agora se você atua com emagrecimento e quer agregar valor, quer vender isso separado, Ok, super válido. Mas na área esportiva a gente tem muita alteração, as fórmulas não são adequadas, então eu ensino isso também no curso. 

Em resumo então, se você tiver um plicômetro, trena antropométrica e uma balança, você consegue sim fazer uma boa avaliação e atendimento.

MARKETING PESSOAL

Na nutrição esportiva assim como em outras áreas, o marketing pessoal é extremamente importante. Para você que é estudante já te dou um alerta, você constrói isso desde a graduação.

Como professora eu posso falar, que muitas empresas, muitas pessoas, vem pra gente perguntar se não tem um nutricionista pra indicar. E já vem na cabeça aqueles que eram comprometidos, que estudavam e etc.

Então o seu marketing você constrói desde a faculdade. Lógico que depois de formado você vai pra uma área que você gosta mais e se dedica, mas algumas coisas como dedicação e caráter não mudam depois da formação.

Eu estou falando como professora, mas você acha que quem te conhece, que vê você fazendo a graduação de qualquer jeito, que está indo para o bar beber em horário de aula, que reprova…acha que essas pessoas terão coragem de te indicar pra alguém ou mesmo falar que querem fazer consulta com você?

Então o marketing pessoal é uma construção. É bom lembrar que nas suas redes sociais você já é um profissional também. Mas não adianta focar em viralizar, postar conteúdos, se você não está se relacionando bem com os pacientes que você tem, se você não está gerando valor pra ele.

COMO AUMENTAR A CREDIBILIDADE COM O PACIENTE?

A credibilidade ela vai ser construída também de acordo com o relacionamento com o seu paciente. Para isso podemos atuar de diferentes formas com cada paciente e necessidade.

E isso não quer dizer que você tenha que sair daquilo que você acredita, dos seus valores, não é isso. Mas chegar em um consenso, mostrar pro paciente, que em algumas coisas você poderá ceder e em outras não.

Seja muito claro, jogue limpo com seu paciente, não fique escondendo as coisas ou force ele entrar numa onda que não é a dele. As vezes ele chega pra você e fala que não gosta de tomar suplemento, mas porque você quer estabelecer um padrão, prescreve um monte de suplemento.

As vezes é nesses detalhes que você vai perdendo a credibilidade, porque o paciente fala pra você que detesta leite e você prescreve leite. Isso gera no seu paciente uma frustação, porque o que ele espera é que o planejamento alimentar se torne algo viável para ser feito. Outra coisa que pode também afetar a sua credibilidade é a maneira como você atende o seu paciente, e como vai conduzi-lo nesse processo de transformação.

E você conduzindo bem ele nesse processo, gera mais credibilidade que também pode ser divulgada. E não é divulgar com antes e depois porque sabemos que isso é antiético, e o código de ética foi feito para ser seguido. Mas você pode divulgar isso de outra forma, uma mensagem que um paciente te mandou, isso é fantástico. Pergunta pro seu paciente se pode, divulga o print dele agradecendo e contando como a vida dele está melhor depois do seu trabalho, ali você não estará enganando ninguém.

O QUE EU POSSO E NÃO POSSO POSTAR NAS REDES?

Em relação ao Código de Ética, só reiterando o capitulo 4, temos o direito de: “utilizar meios de comunicação e informação assumindo integral responsabilidade pelas informações emitidas, divulgar qualificação profissional, métodos, protocolos, diretrizes respeitando a privacidade.”

Você pode informar, trazendo conteúdo de responsabilidade, pode divulgar sua qualificação profissional. Quando você fizer um curso e  tiver um certificado, quando você participar de um congresso. Os nutris do Time Anabolize sempre postam quando conseguem o certificado deles, marcam o Anabolize, eu reposto e isso já é marketing de que você está sempre se qualificando.

Criar conteúdos explicando métodos e protocolos que você usa por exemplo, ou dos equipamentos que você utiliza e falar das vantagens. Pode mostrar os questionários, sempre respeitando é claro a privacidade do seu paciente, peça autorização sempre. Se tiver feedbacks também pergunte se pode postar, tudo isso vai aumentar a confiança daquela pessoa que está te acompanhando nas redes sociais.

Então essa será a última etapa do marketing e não a primeira. A primeira e mais potente aceleradora da sua carreira na nutrição esportiva, será sempre a etapa de ATENDIMENTO DE ULTRA VALOR.

Assista a uma aula de apresentação gratuita aqui e entenda como ter segurança nas suas condutas fazendo prescrições assertivas, qual o melhor jeito de se destacar no meio de quase 200 mil nutricionistas, sendo uma referência na nutrição esportiva e como elaborar um plano de ação que fideliza os seus pacientes.

 

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