Os benefícios do cacau no exercício vão muito além do sabor prazeroso. Apesar de serem alimentos de alta densidade energética, o cacau e os produtos de cacau, incluindo o chocolate, contêm diversos nutrientes.
Mas quais são os nutrientes encontrados no cacau?
Dentre os nutrientes do cacau podemos citar os ácidos graxos, vitaminas, minerais, fibras e muitos compostos bioativos, incluindo metilxantinas e altos níveis de polifenóis.
O cacau pode ser considerado um alimento funcional?
Sim, um dos benefícios do cacau é seu alto teor de substâncias bioativas, que possuem efeitos positivos à saúde e para recuperação do exercício.
Quais os benefícios do cacau à saúde?
Pensando em saúde, um dos benefícios do cacau envolve a ingestão de flavonóides. Com um consumo regular, você pode melhorar a função vascular, resultando em vasodilatação, melhor função endotelial e redução da pressão arterial (PA). Além disso, pode reduzir a atividade de agregação plaquetária.
E os benefícios do cacau no exercício?
Nesse contexto dos benefícios do cacau no exercício, podemos começar com as metilxantinas. Elas são substâncias dopaminérgicas, como cafeína, teobromina, teofilina, feniletilamina e paraxantina, as quais podem atuar diretamente como um estimulante no sistema nervoso central (SNC).
Já as classes polifenólicas mais abundantes no cacau e no chocolate são: as catequinas, as proantocianidinas e as antocianinas. Esses polifenóis podem reduzir o estresse oxidativo induzido pelo exercício e aumentar a biodisponibilidade e bioatividade do óxido nítrico (NO). O óxido nítrico pode melhorar a vasodilatação, por consequência o fluxo sanguíneo e redução da pressão arterial. Existem outras estratégias também que podem ser utilizadas para esse objetivo, como o uso de nitrato ou citrulina malato.
Apesar desses efeitos, não foram observados nos estudos, dados conclusivos reduzindo os marcadores inflamatórios. Essa análise é realizada com base em exames laboratoriais. Se você é nutricionista e quer aprender como solicitar e interpretar exames laboratoriais, conheça nosso curso completo com mentoria.
Quais as quantidades recomendadas de consumo para ter os benefícios do cacau no exercício?
Inicialmente, precisamos esclarecer que os estudos publicados testam protocolos diferentes. Mas podemos citar que em média, utilizam de 40 a 100 g de chocolate amargo. Tanto em protocolos de ingestão aguda (2h antes do exercício), quanto subcrônica (por 2 semanas antes do exercício) e crônica (até 3 meses antes do exercício).
Como os estudos são conduzidos com protocolos diferentes em quantidades de polifenóis e tipos de exercícios, mais estudos experimentais são necessários para esclarecer essa interação entre treinamento físico e benefícios do cacau.
Referências: