Suplementação

Suplemento para ganhar massa muscular: é necessário?

Suplemento para ganhar massa muscular, é necessário? Primeiramente, para atingir qualquer meta de mudança corporal, precisamos de um estímulo adequado gerado pelo exercício físico. Conforme o objetivo, alguns aspectos funcionais serão priorizados pelo treinador, como força, potência, resistência e flexibilidade.

A construção de músculo, por exemplo, vai acontecer ao longo da evolução na capacidade de tolerar o estresse do exercício e com o suporte de um planejamento alimentar individualizado. Além disso, uma dose a mais de paciência e persistência também não pode faltar. São anos e anos de treinamento pesado para uma construção muscular de qualidade.

Não se deixe enganar pelas falsas promessas, que verá resultado em tempo recorde e com pouco esforço.

É muito comum ver esse tipo de promessa para perda de gordura corporal. Mas fique atento, pois mesmo que você faça uma dieta específica para isso, como a cetogênica, poucos suplementos serão eficientes.

Preciso tomar suplemento para ganhar massa muscular?

De fato, é a primeira pergunta que os pacientes fazem no consultório: “você não vai me passar nenhum suplemento”?

A prescrição de suplemento é uma atividade complementar do nutricionista. Em outras palavras, só serão recomendados em casos específicos e quando necessário.

A grande maioria dos praticantes de exercício não necessitam tomar suplementos para ganhar massa muscular. Normalmente, um planejamento alimentar bem calculado é o suficiente para suprir as necessidades energéticas e de micronutrientes.

Em contrapartida, com a rotina acelerada e sem tempo para preparar ou realizar as refeições, os suplementos acabam entrando no planejamento. Nesses casos por conveniência e não tanto por necessidade. Em outras palavras isso quer dizer que se você consegue ingerir alimento na sua rotina diária, o suplemento não será necessário.

Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define que esses tipos de produtos são especialmente formulados para auxiliar os atletas a suprir suas necessidades nutricionais adicionais com o objetivo de rendimento. Visa complementar a alimentação do atleta e não deve ser utilizado como substituto de refeições ou única fonte alimentar como frequentemente acontece.

Em quais casos são indicados o uso de suplementos?

No geral, os critérios para indicação de suplemento incluem casos que:

  • Há dificuldade na ingestão de grande quantidade de alimento necessários para atender o indivíduo que compete e treina intensamente;
  • Pretende diminuir a necessidade de defecação durante a competição (dieta sem resíduo);
  • A obtenção de alimentos está dificultada ou caso as condições higiênicas prejudiquem a preparação ou consumo de alimentos;
  • É necessária a recuperação rápida e o indivíduo apresenta anorexia pós-esforço (falta de apetite);
  • Há necessidade de obtenção de nutrientes por parte de indivíduos submetidos a períodos de restrição calórica, evitando assim, o surgimento de carências nutricionais.

É importante lembrar que os suplementos não serão seguros se:

  • Qualquer um de seus ingredientes apresentarem risco de provocar lesões ou doença sob condições padrão de uso ou no que se refere ao uso esporádico, quando nada a respeito está indicado no rótulo;
  • Contém algum ingrediente novo em que não há informação suficiente garantindo que é seguro;
  • Proibidos pela ANVISA.

Clique aqui para ver uma lista de melhores suplementos da atualidade.

Algumas perguntas importantes para guiarem a decisão da necessidade de suplemento para ganhar massa muscular:

  • Os ingredientes podem ser obtidos através de alimentos normais? Caso a resposta seja sim, não é necessário utilizar o suplemento.
  • A lista de ingredientes contém alguma substância proibida? Caso a resposta seja sim, não é indicado o uso desse suplemento.
  • O suplemento foi testado em vários estudos com bons resultados? Caso a resposta seja não, não é indicado o uso desse suplemento.
  • Vale a pena o dinheiro que será investido? Caso a resposta seja não, melhor procurar balancear a alimentação mesmo.

Portanto, na maioria dos casos, o uso de suplemento para ganhar massa muscular ou mudança da composição corporal não é indicado, caso o indivíduo consiga se alimentar com uma boa frequência e qualidade. Lembrando que cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional nutricionista qualificado.

No método de Suplementação nas práticas esportivas você aprende exatamente como utilizar a alimentação e suplementação correta para ganho de massa muscular. Se inscreva em nossa newsletter e continue acompanhando nossos posts 🙂

 

Escreva um comentário